Soja: comercialização da safra 2016/2017 é a 2ª maior da história

A quantidade de soja negociada só é menor que a da safra 2012/2013, quando foram vendidas cerca de 30%

Fonte: divulgação

A comercialização da safra 2016/2017 de soja atingiu patamares recordes. Segundo a consultoria França Junior, as vendas para a próxima safra já atingiram 17%, valor que corresponde a segunda maior comercialização da história. Segundo o analista Flávio França, a quantidade de soja negociada só é menor que a da safra 2012/2013, quando foram vendidas cerca de 30%.

Esse movimento acontece após os bons preços da oleaginosa entre maio e junho. O analista explica que os produtores aproveitaram uma janela favorável do dólar e cotações remuneradoras em Chicago. “Com uma cotação beirando os US$ 12 por bushel e um dólar vantajoso, muitos correram para travar os custos dos insumos”, disse.

Flávio também indica ao produtor que continue realizando suas vendas aos poucos e de acordo com as cotações da soja. “O produtor tem o segundo semestre inteiro para aproveitar os bons momentos da soja. Neste período, por exemplo, a safra dos Estados Unidos se consolida, temos a influência do clima nas lavouras americanas, a definição de safra aqui no Brasil e o fenômeno La Niña começando. O produtor deve ter cautela e vender aos poucos”, afirma.

Ele também ressalta que há a possibilidade de a soja voltar ao patamar dos R$ 100,00 no mercado interno na próxima safra.