Trigo: preço fica abaixo do valor mínimo até 2017

Valor do cereal caiu quase 20% em um mês no Rio Grande do Sul

Fonte: Pixabay/divulgação

A consultoria Safras & Mercado estima que os preços do trigo no Rio Grande do Sul já caíram quase 20% em apenas um mês. A tendência é que a partir de agora os valores do cereal fiquem abaixo dos patamares mínimos estipulados pelo governo, que atualmente é de R$ 38,65 por saca.

Jonathan Pinheiro, analista de mercado da consultoria, explica que entre os principais fatores que contribuem para essa queda estão os estoques mundiais, os maiores da história. Também colabora para o cenário a elevação da produção argentina, ocasionada pela retirada do imposto de exportação do país – as chamadas retenciones. Já no Brasil, o principal item que contribuiu para a baixa foi a produção nacional, que deverá ter aumento de 14% na comparação com a safra anterior.

“O governo teria que agir através de leilões de Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural), já que atualmente existe trigo paraguaio entrando no Paraná com preços menores do que os nacionais. No próximo mês, o trigo gaúcho entrará no mercado e, logo depois, o argentino. Estamos chegando muito perto dos valores mínimos e uma retomada nos preços ainda está distante”, explica.