Boi gordo e milho têm a melhor relação de troca do ano

Valor da arroba do animal permite a compra de 3,7 sacas do cereal, mas situação do pecuarista ainda não é a ideal, diz consultoria Agriffato

Fonte: Divulgação/Assocon

A relação de troca entre a arroba de boi gordo e a saca de milho está no melhor patamar do ano, segundo a consultoria Agrifatto. A leve recuperação dos preços do boi em junho e a queda recente do milho contribuíram para a relação favorável.

De acordo com a analista de mercado da Agrifatto Lygia Pimentel, com o valor de uma arroba de boi gordo é possível realizar a compra de 3,7 sacas de milho. “Historicamente, a situação do pecuarista continua ruim, mas a entrada da segunda safra de milho está colaborando para uma melhora”, diz.

O número de animais confinados também deve ser influenciado pela queda da cotação do grão. A analista afirma que essa melhora na relação de troca deve ajudar a colocar mais animais no confinamento do segundo giro. “O primeiro giro já está comprometido e, apesar deste cenário de menos oferta, o consumo ainda é quem está ditando o ritmo do mercado”, afirma Lygia Pimentel.

Ela ressalta ainda que a dificuldade no acesso ao crédito também pode ter impacto sobre o número de animais enviados ao confinamento. Isso exigiria atenção por parte do pecuarista que precisa comprar bois magros.

Até esta altura do ano, os custos de produção aumentaram no geral 30%, e a expectativa é que a arroba de boi gordo não acompanhe essa alta. 

De acordo com a analista, é realmente possível que o preço da arroba atinja R$ 170, como projetado pelo mercado futuro. Mas, se acontecer, assegura, será uma oportunidade muito rápida e para poucos negócios. “Acreditamos que o cenário vai ser de perda da margem do pecuarista em relação ao ano passado, por isso fortalecemos cada vez mais a ideia de se fazer um bom planejamento”.