Brasil terá nova crise de milho em 2017

Consultoria alerta que o quadro de oferta do grão deverá ter uma queda expressiva ocasionada pelo bom ritmo de exportações até janeiro do ano que vem; produtor deve guardar o grão

Fonte: Pedro Revillion/Palácio Piratini

Os produtores brasileiros devem se preparar para uma possível crise de escassez de milho já no próximo ano, é o que alerta a consultoria Lansing Trade Group. De acordo com os analistas, o quadro de oferta do grão deverá ter uma queda expressiva ocasionada pelo bom ritmo de exportações até janeiro do ano que vem.

“Neste mês de setembro calculamos que os estoques do Brasil estejam em 25 milhões de toneladas e a demanda mensal pelo grão é de 4 milhões toneladas. Se juntarmos essa demanda interna com as exportações, ao fim de janeiro estaremos com os estoques de milho em apenas 2 milhões de toneladas, contra os 5,6 milhões de toneladas que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está projetando”, afirma o analista Marcos Araújo, em entrevista ao programa Mercado e Companhia desta terça, dia 27.

Ele aconselha que o produtor mantenha o grão armazenado, porque novas oportunidades de preços virão. “Não vamos ter preços em patamares recordes novamente, mas em fevereiro os valores estarão bem mais atrativos aos produtores rurais”, sugere.