Chuva 300% acima da média atrasa colheita nos EUA

Segundo consultoria, essa chuva acima da média é um dos motivos que faz com que as cotações em Chicago fiquem no campo positivo em plena colheita

Fonte: ANPr

As chuvas que atingem alguns estados produtores de grãos está atrasando a colheita das lavouras americanas. De acordo com a consultoria AgRural, já choveu cerca de 300% acima da média no principal estado produtor do país, Iowa. Nesta segunda, dia 19, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou as primeiras informações sobre a colheita do grão, que está atrasado tanto na comparação com a safra passada como na média dos últimos cinco anos.

A analista de mercado Daniele Siqueira explica que normalmente o acumulado total de chuvas para setembro é de 50 milímetros, mas que do início do mês até agora há registro de 150 a 200 milímetros com possibilidade de aumento. Ela ainda não descarta perdas na qualidade dos grãos devido ao excesso de umidade.

“A expectativa é que esse atraso na colheita continue porque a previsão do tempo indica bastante chuva para os próximos dias em alguns estados. Tem área que mesmo se as chuvas pararem ainda vai demorar dez dias para os produtores retomarem os trabalhos no campo” afirma.

Essa chuva acima da média é um dos motivos que faz com que as cotações em Chicago fiquem no campo positivo em plena colheita. Daniele afirma que setembro normalmente é um mês de baixas na bolsa internacional, mas a tendência negativa está sendo amenizada. O outro fator é a expectativa do Federal Reserve, o banco central o pais, não ajustar as taxas de juros neste mês.

Tendência

Uma possível perda de qualidade na safra americana não vai ser suficiente para as cotações em Chicago atingirem níveis extremamente altos. Apesar de um pequeno suporte, a safra dos Estados Unidos continua sendo recorde.

Assista: