Chuvas de 150 mm prejudicam arroz em Alegrete (RS)

Volume acima da média afetou desenvolvimento do cereal, que está em estado vegetativo e não pode receber umidade

Fonte: Federarroz

As fortes chuvas que estão atingindo o sul do país estão prejudicando o desenvolvimento da safra de arroz do Rio Grande do Sul, principal produtor do cereal no país. Apenas na última segunda-feira, dia 9, Alegrete, na fronteira oeste do estado, recebeu 150 milímetros de chuva, volume acima da média para esta época do ano. Segundo o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dornelles, a preocupação dos produtores é que o excesso de umidade comprometa a qualidade das plantas.

Enquanto isso, em Arroio Grande, no sul do estado, as chuvas somaram 300 milímetros nos últimos 20 dias. De acordo com o coordenador regional do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) na região sul, André Matos, o excesso de chuvas também afetou o andamento da produção.  

O gerente de pesquisa do Irga, Rodrigo Schoenfeld, alertou para os impactos da umidade em um momento importante como a fase atual do arroz. Ele diz que normalmente o tempo é seco nesta época do ano, portanto as plantas não estão acostumadas a ficar debaixo d’água. Segundo Schoenfeld, o Irga deve divulgar nos próximos dias um balanço sobre as perdas registradas no estado.