Chuvas inundam lavouras de milho no sul dos EUA

Fim de semana foi marcado por temporais, que também atingiram plantios de arroz; no entanto, a safra americana não deve ser afetada

Fonte: Pixabay/divulgação

As fortes chuvas na região sul dos Estados Unidos neste fim de semana causaram inundações em algumas lavouras de milho no estado de Illinois e também em áreas de arroz em Arkansas, estado que produz metade da safra americana do grão. Segundo a consultoria AgRural, esses temporais podem gerar algumas perdas, mas, como aconteceram de maneira isolada, não devem comprometer o volume da colheita americana.

A analista de mercado Daniele Siqueira, da AgRural, afrima que os preços do milho em Chicago não refletiram essa situação de clima, já que o mercado está focado principalmente nos dados vindos da demanda pelo grão.

Soja

A projeção da consultoria é de que as cotações da soja na Bolsa de Chicago fiquem em alta até, pelo menos, o fim de agosto. “Historicamente, a soja tende a subir em meados de agosto por causa do rally climático. Como neste ano as condições das lavouras estão boas, os preços tenderiam a cair, mas aí entram os dados da demanda. O Brasil não tem mais o grão para vender, então os Estados Unidos são o único país para atender o mercado mundial”, explica Daniele Siqueira.

Ela ainda alerta para uma possível queda nos preços mais adiante. Apartir da primeira semana de outubro, diz, a sazonalidade de baixa dos preços vai prevalecer. “Vai vir uma pressão de baixa em Chicago, porque, tradicionalmente, vem a colheita dos Estados Unidos. Mas é importante ressaltar que, em novembro, os preços já vão voltar a subir, impulsionados principalmente pela demanda”, afirma.