Chuvas obrigam produtores a replantar arroz no Rio Grande do Sul

Em uma semana já choveu 60% acima da média para o mês; expectativa de supersafra não deve se concretizar, de acordo com presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul

Fonte: Federarroz/Divulgação

As chuvas que atingem a região Sul do país estão fazendo muitos produtores de arroz do Rio Grande do Sul já se organizarem para realizar novamente o plantio do cereal. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, em algumas áreas do estado já choveu mais de 250 milímetros em apenas uma semana, enquanto a média para o mês é de 150 milímetros.

O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dornelles, explica que a região das missões e noroeste do estado são as áreas mais afetadas pelas chuvas. “Nas lavouras que estão localizadas próximas ao rio Uruguai, o replantio é quase certo. Além da metade da nossa lavoura estar sob o risco de ser replantada, os trabalhos de campo dos outros 50% só poderão ser retomados após o mês de outubro”, alerta.

Dornelles ainda afirma que a expectativa de uma supersafra de arroz na região não vai se consolidar. “Nós vamos precisar esperar a umidade do solo diminuir e a previsão do tempo está indicando mais chuvas. O plantio definitivo só poderá ser restabelecido em novembro, ou seja, fora da janela ideal”, explica.