Compra de fertilizantes está atrasada em até 80%

Produtores podem ficar sem fertilizantesAs compras de fertilizantes, sementes e defensivos no geral está atrasada entre 60% e 80% em relação ao ano passado. Um dos principais motivos é a forte variação cambial e a política agrícola do governo com falta de crédito para os produtores, afirmou Henrique Mazotini presidente executivo da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV).

Ele calcula um aumento médio de 10% nos custos dos insumos.

– A consequência dessa situação será um possível gargalo logístico na entrega destes fertilizantes e os produtores podem ficar sem fertilizantes ou a entrega demorar.

De acordo com análise do Rabobank, espera-se que as importações de fertilizantes do Brasil para o acumulado do ano recuem entre 15% e 20% já que os investidores estão segurando os investimentos.

Anda

Em relatório separado, a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) divulgou que a produção nacional de fertilizantes apresentou queda de 4,9% em maio, na comparação com o mesmo período do ano passado, para 708,216 mil toneladas.

No acumulado do ano até maio, a produção aumentou 5,5%, para 3,621 milhões de toneladas.

A quantidade de fertilizantes entregues ao consumidor final recuou 21,4% em maio e 12% entre janeiro e maio, a 2,066 milhões de toneladas e 9,044 milhões de toneladas, respectivamente.

A Anda informou ainda que a importação de fertilizantes intermediários caiu 5,5% em maio, para 1,790 milhão de toneladas, e 18,4% no acumulado do ano, para 7,255 milhões de toneladas.