Conselho de analista: segure a soja, venda o milho

Oferta da leguminosa deve ser menor com aumento das exportações, o que elevaria cotações. Já para o cereal, a expectativa é que os preços caiam com entrada da segunda safra

Fonte: Moisés Cossetin/Maracaju (MS)

O diretor da Brandalizze Consulting, Vlamir Brandalizze, aconselhou os produtores a aproveitarem os preços recordes pagos pela saca de milho e esperarem para fechar os negócios da soja. A afirmação foi feita nesta quarta, dia 4, durante entrevista ao programa Mercado e Companhia, do Canal Rural.

Segundo o analista, a entrada da segunda safra de milho daqui a duas semanas vai aumentar a oferta do produto no Brasil e pressionar os preços no mercado físico. Para a soja, a situação é inversa: a oferta deve diminuir com a alta das exportações do grão, principalmente depois da divulgação do relatório mensal de exportações.

O último relatório foi publicado nesta segunda, dia 2, pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e mostrou o recorde histórico de mais de 10 milhões de toneladas de soja vendidas para o mercado internacional. A notícia estimulou a alta dos preços no mercado doméstico. A saca de 60kg no porto de Paranaguá chegou a registrar R$ 89, a futuro

O desempenho contribuiu para o superávit da balança comercial brasileira, que teve o melhor resultado para o mês de abril desde o início da série histórica, iniciada em 1989.