Consultoria acredita em alta da taxa de juros dos EUA só em dezembro

Banco central americano manteve taxa entre 0,25% e 0,50%, notícia que já era aguardada pelo mercado financeiro

Fonte: Pixabay

O Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, manteve a taxa de juros entre 0,25% e 0,50%, notícia que já era aguardada pelo mercado financeiro. O anúncio foi realizado na tarde desta quarta, dia 27. Em comunicado, o Fed sinalizou que pode elevar a taxa ainda este ano, possivelmente em setembro. Ao contrário das projeções da maioria dos analistas, a consultoria XP Investimentos acredita que os juros só devem subir em dezembro, depois das eleições presidenciais.

O economista Gustavo Cruz acredita que a previsão de aumentar a taxa em setembro é precoce diante do contexto econômico do mercado internacional. Os efeitos da saída do Reino Unido da União Europeia ainda geram incertezas na economia global, assim como o futuro do governo norte-americano. Cruz diz que, historicamente, o Fed não costuma se manifestar em períodos eleitorais, por isso, uma possível alteração dos juros no mês que antecede as eleições poderia ser negativa à economia.

Cruz argumenta que adiar a elevação da taxa por muito tempo, como o país está fazendo, também não é saudável para a economia – assim como aumentar com frequência não é o ideal. Com o crescimento dos juros, a moeda norte-americana se valoriza frente a outras moedas emergentes e isso não é bom para a balança comercial.

Dessa forma, o Fed deve avaliar se corre esse risco no curto prazo ou deixa para tomar essa decisão mais tarde, sofrendo assim as consequências caso a economia dos Estados Unidos necessite de estímulo no longo prazo.

O economista faz uma projeção de baixa para o dólar até o fim do ano, refletindo o cenário político no Brasil. Gustavo Cruz acredita que as notícias internas devem estar em foco e causar a valorização do real.