Depois de subir 21% no ano, soja cai em setembro

Safra recorde nos Estados Unidos e dólar desvalorizado pressionaram os preços da soja no mercado interno

Fonte: Paulo Lanzetta/Embrapa

Os preços da soja em 2016 subiram 21% no mercado interno devido à quebra na safra brasileira e aumento das exportações. Segundo a consultoria Informa Economics, o valor praticado em Ponta Grossa (PR) em setembro foi de R$ 77,00, o mesmo patamar de dezembro de 2015. O analista de mercado Victor Carvalho explica que essa queda é reflexo da safra recorde nos Estados Unidos e aumento na produção do grão na América do Sul.

Carvalho ainda diz que as exportações de soja dos Estados Unidos atingiram recorde absoluto em agosto, com 4,9 milhões de toneladas vendidas, motivo para o Departamento de Agricultura do país reduzir a estimativa de estoques. Devido à essa notícia, a tendência para os próximos dias, na avaliação do analista, é de estabilidade nos preços.

Para finalizar, Victor aconselha o produtor que tem soja disponível a vender o produto com pagamento para janeiro, porque o ágio em relação aos preços está alto. Depois deste período os valores de comercialização não vão estar tão favoráveis.