Dólar acompanha exterior e fecha em alta a R$ 3,37

Divulgação de dados positivos sobre o PIB dos Estados Unidos reforçou a alta da moeda em todo o mundo    

Fonte: Agência Brasil/Divulgação

O dólar encerrou em alta de 1,20%, cotado a R$ 3,3700 para venda, acompanhando o movimento externo de valorização da divisa norte-americana ante a maioria das moedas emergentes, depois da divulgação de dados mais fortes da economia dos Estados Unidos.

– O dólar se fortaleceu ante várias moedas. Por aqui, o ambiente segue bastante volátil. Há muita dúvida em relação ao nível de estabilização do câmbio – diz Flávio Serrano, economista-sênior do Banco Espírito Santo de Investimento (Besi).

Já o analista de câmbio da Correparti Corretora, Ricardo Gomes da Silva, destaca que, após a sinalização do fim do aperto monetário por parte do Copom, o foco do dia recaiu sobre o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos, que deu força ao dólar no mundo todo.

– Mostrando uma expansão de 2,3% no segundo trimestre deste ano, o indicador reforçou a visão de que a economia do país está se recuperando plenamente, o que ampara a ideia de elevação de juros já em setembro – disse Silva, em relatório.

Perspectiva

Para esta sexta, dia 31, Serrano afirma que o mercado deve continuar acompanhando o cenário externo e a divulgação de mais dados da economia norte-americana, como o índice ISM sobre a atividade industrial na região de Chicago referente a julho e a leitura revisada do índice de confiança do consumidor referente a julho.

– A atenção segue no exterior e nos dados dos Estados Unidos, para ver como está a tendência de recuperação da economia norte-americana – diz o economista-sênior do Besi.