Dólar sobe mais de 1%

Incertezas domésticas e recuperação dos EUA impulsionam moedaO dólar registra forte expansão nesta sexta, dia 27, com os investidores ainda demonstrando preocupações em relação à situação política brasileira e de olho nos desenvolvimentos da economia dos Estados Unidos, buscando antecipar quando ocorrerá a elevação da taxa de juros, prevista para ocorrer neste ano. 

Fonte: Gary Cameron / Reuters

Por volta das 11h30, a moeda norte-americana subia 1,26%, cotada a R$ 3,2298 para compra e R$ 3,2312 na venda.

– O cenário externo, com a economia americana cada vez mais forte, torna o dólar cada vez mais forte no mundo interno. Isso ocorre também no Brasil, que ainda tem diversos problemas internos, como o déficit em conta corrente, o déficit primário e, principalmente, a instabilidade política, que torna a precificação de ativos muito incerta. Por isso o dólar está variando muito – afirma o analista econômico da Bozano Investimentos, Bernard Gonin.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Produto Interno Bruto (PIB) de 2014, que ficou praticamente estável, subindo 0,1%. Este foi o pior resultado da economia brasileira desde 2009. Para Gonin, o PIB veio um pouco acima do esperado pelo mercado, mas destacou que a mudança de metodologia de cálculo do IBGE reajustou para cima alguns setores.

Ele afirma que o resultado de 2014 não muda as perspectivas para economia brasileira em 2015. Segundo o boletim Focus, levantamento das expectativas do mercado, realizado pelo Banco Central (BC), aponta que o PIB contrairá 0,83% neste ano.

Nos Estados Unidos, o Departamento do Comércio divulgou que o PIB cresceu 2,2% no quarto trimestre, abaixo do esperado. Também foi divulgado um índice que mede o sentimento dos consumidores. Em março, ele registrou 93 pontos, ficando acima dos 91,2 pontos do mês passado e das expectativas dos investidores.