Exportação de carne de frango do Rio Grande do Sul é a maior da história

Custos de produção nos primeiros 6 meses de 2016 subiram 25% em relação ao mesmo período do ano passado; mesmo com demanda aquecida avicultor ainda não fecha a conta

Fonte: divulgação

As exportações de carne de frango do Rio Grande do Sul de janeiro a maio de 2016 são as maiores da história, segundo a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav). De acordo com o presidente da entidade, Nestor Freiberger, o câmbio elevado no primeiro semestre do ano deixou o produto competitivo no mercado internacional e contribuiu para o aumento das vendas externas.

Mas apesar do crescimento das exportações, o avicultor ainda não consegue fechar a conta. Freiberger diz que os custos de produção nos primeiros 6 meses de 2016 subiram 25% em relação ao mesmo período do ano passado. A alta dos preços da soja e do milho, que representam 70% dos gastos no setor, impediram que a remuneração do criador de aves melhorasse. 

A previsão para o segundo semestre, na opinião do presidente da Asgav, é de que as exportações voltem aos níveis normais devido à desvalorização do dólar e a consequente perda da competitividade do produtor nacional.

Freiberger finaliza dizendo que o aumento das exportações é um estímulo para a avicultura brasileira. Hoje, segundo o executivo, mais de 150 países conhecem a qualidade do produto e seu status sanitário, por isso o cenário seria favorável ao setor.