Exportação de milho supera todo o mês de outubro de 2016 em apenas 5 dias

Segundo a Brandalizze Consulting, o fato já era esperado devido à quantidade de navios aguardando para embarcar o grão, além de outros que estão chegando aos portos brasileiros

Fonte: Renata Silva/ Embrapa Rondônia

As exportações de milho na primeira semana de outubro atingiram 1,4 milhão toneladas, contra as 1,1 milhão de toneladas embarcadas em todo o mês de outubro do ano passado. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a média diária exportada no período foi de 283 mil toneladas.

Segundo a Brandalizze Consulting, o fato já era esperado devido à quantidade de navios aguardando para embarcar o grão, além de outros que estão chegando aos portos brasileiros.

“O ritmo atual indica grandes exportações e tudo se encaminha para buscarmos o recorde histórico para o mês, que tivemos em 2015, quando em outubro se exportou 5,5 milhões de toneladas. Se os embarques continuarem avançando deste jeito, nós teremos condições de chegar ao nível daquele ano”, informou em relatório.

No acumulado do ano, as exportações do milho estão em 18,2 milhões de toneladas, frente ao total do ano passado que foi de 21,8 milhões de toneladas. De acordo com o analista da consultoria, Vlamir Brandalizze, ainda há fôlego para estes embarques aumentarem porque se espera que neste último trimestre de 2017 os embarques alcancem 15 milhões de toneladas. “Assim teríamos um potencial de passar as 33 milhões de toneladas exportadas no ano”.