Instituição abre vagas para bolsa de estudos no exterior

Curso com foco na agropecuária tem duração de 16 semanas

A instituição Nuffield está com vagas abertas para um programa de estudo internacional sobre a agropecuária. O curso é voltado aos produtores rurais, pesquisadores e profissionais do setor que queiram ampliar seus conhecimentos científicos.

O programa concede uma bolsa de estudos de 16 semanas de duração, para que o estudante viaje ao redor do mundo com um grupo de intercambistas internacionais, para conhecer a agricultura de diversos países. Entre as opções de roteiro estão o Reino Unido, Estados Unidos, Nova Zelândia, China, Brasil, África do Sul, Quênia, Irlanda, França, Índia, Qatar, México, Turquia, Alemanha, Bélgica, Rússia, Polônia, República Tcheca e Filipinas.

Além disso, o estudante passa a fazer parte de uma rede mundial com mais de 1.600 ex-bolsistas e lideranças do agronegócio. O intercambista deve desenvolver um estudo sobre algum tema de importância para a agricultura, e ao fim do programa (dois anos após o início das viagens) os resultados das pesquisas serão apresentados em forma de relatórios e apresentações dirigidas a líderes mundiais do setor agrícola.

O estudante Luciano Loman, que foi um dos brasileiros contemplados, explica o foco da sua pesquisa sobre a agricultura vertical. “O projeto consiste em analisar o aproveitamento máximo de tecnologia, como por exemplo, controlar o ambiente em que se produz comida para termos o maior ganho de produtividade usando menos recursos.” 

Ele ainda afirma que este tipo de modelo de produção é voltado principalmente para a produção de hortaliças. Loman também conta que em breve estará de volta para trazer seus conhecimentos a todos os produtores rurais.

Se você quer saber mais sobre o programa de intercâmbio com estudo acesse o site da instituição.