Passagem de furacão deverá atingir lavouras de soja e milho dos Estados Unidos

A consultoria AgResource indica que os índices de chuva poderão atingir patamares jamais vistos e o período pós-tempestades deixaria áreas em ponto de colheita alagadas

Fonte: Nasa/ Divulgação

O alerta para a passagem de um furacão na costa central dos Estados Unidos está deixando os produtores rurais americanos em alerta. O “Harvey”,  como já é chamado, pode trazer enchentes em algumas regiões agrícolas do país e ventos de 170 quilômetros por hora, de acordo com a Central Nacional de Furacões.

A tempestade foi classificada inicialmente na categoria 2, mas agora os meteorologistas já dizem que o furacão pode atingir a categoria 3.  A escala varia de 1 a 5. Um furacão na categoria 1 é o mais fraco com pequenos danos materiais e prejuízos maiores a construções precárias.Na categoria 3 há risco de grandes danos materiais e mortes em regiões bastante habitadas.

A consultoria AgResource indica que os índices pluviométricos poderão atingir patamares jamais vistos na região costeira do sul dos Estados Unidos, especialmente os estados componentes do Golfo (Texas, Louisiana, Mississippi, Alabama e Flórida). Os totais previstos de chuvas são de até 630 milímetros acumulados em quatro ou cinco dias, o que poderá causar grandes danos tanto nas zonas urbanas, quanto nas zonas rurais. O período pós-tempestades poderá deixar áreas alagadas, as quais se aproximam ou já estão em ponto de colheita.

O Texas seria um dos estados mais atingidos. “Apesar dessa região não fazer parte das principais áreas de produção no país, ainda há sim muito milho e soja plantados”, explica o analista Matheus Pereira.

Os Estados Unidos não tem um furacão nessa categoria desde 2005. O último foi o Wilma, que passou pela Flórida em outubro daquele ano e provocou 87 mortes. Ele ocorreu dois meses depois da passagem do Katrina em Nova Orleans, em Lousiana, que causou a morte de mais de 1.800 pessoas.