Preço da cebola sobe 250% no primeiro semestre de 2015

Escassez de produto beneficiou poucos produtores, que mantiveram plantações de cebola neste ano

A cebola teve um aumento de preços de 250% no primeiro semestre de 2015 e o motivo foi a escassez do produto. Segundo João Paulo Bernardes, pesquisador Cepea, redução de área e quebra de produtividade foram os principais motivos.

Em 2014, com uma área de plantio maior e oferta elevada, os preços estavam perto do nível normal, registrando médias de R$ 11,00 a caixa de 20 Kg em julho. Em 2015, os valores registraram recordes históricos, com o mês de julho chegando a R$ 69,00 a caixa de 20 kg.   

Segundo Bernardes, em setembro do ano passado, entrou um volume grande de cebola importada da Europa para o Brasil. Isso reduziu a cotação do produto, levando muitos produtores a deixaram o plantio da cebola. Além da redução de área no Brasil, a Argentina, importante fornecedor para o país, também diminui seu cultivo, o que fez com que a exportação para o Brasil, durante o período de entressafra nacional, não suprisse a demanda.

– Maio e junho é janela de exportação da Argentina para o Brasil, período de entressafra no Brasil, e a oferta caiu muito – diz o pesquisador.

Ele afirma que este ano foi muito bom, porque garantiu renda aos produtores que investiram em cebola.

– Rentabilidade excelente este ano – destaca.

No entanto, o analista já adianta que a tendência para próximo ano é redução deste patamar, com aumento de área no Sul do país.