Preço da soja pode subir com estoque menor nos EUA

Departamento de Agricultura americano divulga nesta sexta-feira o último relatório trimestral da safra 2015/2016

Fonte: Pixabay/divulgação

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulga nesta sexta-feira, dia 30, o último relatório de estoques trimestrais do ano comercial da safra 2015/2016. Os analistas de mercado ainda não chegaram a um consenso sobre a quantidade de soja armazenada pelos americanos.

Vlamir Brandalizze afirma que os operadores americanos estão trabalhando com números entre 4,2 milhões de toneladas e 7 milhões de toneladas. Para ele, ambos os números de estoques são baixos e no médio prazo a informação pode ser positiva aos produtores rurais brasileiros.

“O relatório de oferta e demanda do USDA divulgado em setembro projetou estoques de soja em 5,3 milhões de toneladas. Ontem (dia 28) o mercado caiu porque os operadores  trabalhavam com a ideia de estoques em torno de 5,5 milhões de toneladas. Agora os analistas mudaram suas expectativas para 5,1 milhões de toneladas”, explica.

O analista ressalta que o cenário americano é de estoques em baixa, o que pode gerar preços melhores. “Os Estados Unidos possuem pouca soja armazenada. Nós só precisamos monitorar agora o tamanho da safra que está sendo colhida e se ela vai conseguir equilibrar o quadro geral de oferta americana”, diz.