Produtores relatam granizo no oeste do Paraná e em Minas Gerais

Previsão para o fim da semana é temperaturas a 0°C no sul e entre 3°C e 6°C no oeste do Paraná; nesta terça, pode gear ainda mais na região

Produtores enviam relatos de forte queda de granizo no Oeste do Paraná e em Minas Gerais neste final de semana. De acordo com a Somar Meteorologia, a previsão para esta terça, dia 8, é de passagem de uma frente fria e um corredor de umidade que deixam o tempo instável e com chuvas generalizadas no Paraná, em Santa Catarina e na metade norte gaúcha, gerando risco de mais queda de granizo, além de ventania, trovoadas e transtornos devido ao elevado acumulado até o final do dia. Para a Zona da Mata de Minas Gerais, a previsão para hoje é de altos acumulados, frio e ventos fortes.

O cafeicultor José Natal, de Piumhi (MG), registrou o granizo em seus cafezais depois da forte chuva na tarde de domingo.

– O estrago na minha lavoura não foi tão grande porque eu havia colhido o café, atingiu então só a florada. Mas em outros locais, o prejuízo para o café pode ter sido maior – conta.

Na quarta, com avanço de uma massa de origem polar, as temperaturas devem cair na região Sul. Entre sexta, dia 11, e sábado, 12, a madrugada terá temperatura mínima inferior a 0°C no sul de Santa Catarina e em boa parte do interior do Rio Grande do Sul. Segundo a Somar, as geadas serão amplas com perdas significativas na agricultura dos dois estados, inclusive para frutas, fumo, trigo e milho no estado gaúcho. No Paraná, a temperatura cai para 0°C no sul e varia entre 3°C e 6°C no oeste.