Próxima safra de soja terá custos recordes em Mato Grosso

Segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), o dólar, apesar de ter caído nos últimos meses, continua alto e impactando diretamente na compra de fertilizantes e defensivos

Fonte: Jonas Oliveira/ANPr

Cerca de 90% dos insumos para a próxima safra de soja em Mato Grosso já foi negociada e, segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), o custo com a produção da temporada 2016/2017 é o maior da história. Isso porque o dólar, apesar de ter caído nos últimos meses, continua alto e impactando diretamente na compra de fertilizantes e defensivos.

O superintendente do Imea, Daniel Latorraca, explica que a moeda norte-americana nunca esteve em um patamar tão alto no período de negociação dos insumos e isso prejudicou os sojicultores. Mas aqueles que resolveram deixar as compras para a última hora foram favorecidos, já que o dólar vem se desvalorizando cada vez mais.

Em relação à comercialização, Latorraca diz que 26% da próxima safra já está fechada, volume normal para o período, mas a tendência é de que as vendas acelerem nos próximos meses com o produtor aproveitando o dólar acima de R$ 3.