Soja cai no Brasil com perdas em Chicago e nos prêmios

Confira as principais notícias sobre mercado agropecuário, câmbio e previsão do tempo para começar o dia bem informado

Fonte: Canal Rural

O mercado brasileiro de soja teve preços fracos nesta quinta-feira. Apesar da alta do dólar, interrompendo a sequência de baixas, a queda da soja na Bolsa de Chicago e o recuo nos prêmios de exportação pressionaram as cotações no país.

Os produtores seguem com cautela no mercado brasileiro, sem ver atratividade nos preços. No dia, apenas no mercado gaúcho houve alguma movimentação relevante de negócios.

Chicago

Os contratos futuros da soja negociados na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) fecharam a quinta-feira com preços mais baixos. As preocupações com as consequências da guerra comercial entre Estados Unidos e China voltaram a pressionar as cotações, que bateram no menor nível em duas semanas.

Apesar do ótimo desempenho das exportações semanais americanas, os agentes demonstraram preocupação com o fato dos exportadores privados não terem anunciado novas vendas ao longo da semana. A interpretação do mercado é que essa ausência de operações já é reflexo da tensão comercial.

As exportações líquidas norte-americanas de soja, referentes à temporada 2017/18, com início em 1 de setembro, ficaram em 1.040.700 toneladas na semana encerrada em 12 de abril. O número ficou 31% abaixo da  semana anterior e 12% superior à média das últimas quatro semanas.

Para a temporada 2018/19, foram mais 1.090.700 toneladas. Analistas esperavam entre 1,4 milhão a 2,1 milhões toneladas, somando as duas temporadas. As informações foram divulgadas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).