Soja cai mais de 2% em Chicago e produtores se afastam das negociações

Confira as principais notícias sobre mercado agropecuário, câmbio e previsão do tempo para começar o dia bem informado

Fonte: Abiove/divulgação

A queda de mais de 2% nos contratos futuros da soja em Chicago pressionou as cotações domésticas no Brasil neste início de semana. Apesar do dólar em alta, os produtores se afastaram das negociações e não houve registro de negócios consistentes.

Chicago

Os contratos futuros da soja negociados na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) fecharam a segunda-feira com fortes perdas. A queda na demanda pelo produto dos Estados Unidos, por conta da tensão comercial entre americanos e chineses, pressionou as cotações.

Após as negociações entre autoridades dos dois países não apresentarem avanço na semana passada, o sentimento no mercado é que a ameaça chinesa de sobretaxar as importações de soja americana poderá ser concretizada em breve.

Desde o início de abril, quando a China indicou que poderia sobretaxar a  oleaginosa americana, o comércio entre os dois países sofreu um recuo. O interesse chinês se deslocou do mercado americano para o Brasil. A última venda anunciada pelos exportadores privados americanos para o país asiático data do dia 10 do mês passado.