Soja: em enquete, 80% dos participantes dizem estar endividados

Para a Aprosoja Brasil, perdas expressivas nos plantios são responsáveis pela situação

Fonte: Marcos Santos/USP Imagens

Em enquete proposta aos produtores de soja pelo Canal Rural, 80% dos participantes afirmaram estar endividados e com dificuldades em acessar crédito para a próxima safra. Os dados foram apurados entre 14 e 28 de julho, e contou com respostas de 1.065 produtores rurais de 24 estados e do Distrito Federal.

Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), Marcos da Rosa, o endividamento atinge o setor devido às perdas expressivas na safra de soja e de milho. Algumas regiões do país, inclusive, já prorrogaram as dívidas de agricultores, diz. 

“A situação é crítica. Nós estamos próximos do plantio da safra e o produtor demonstra que não vai conseguir realizar os devidos pagamentos. A situação que acompanhamos com a soja está se repetindo com o milho, só que agora muito pior”, explica Rosa.

O presidente da Aprosoja afirma que a entidade está trabalhando para que mais prorrogações de dívidas aconteçam, mas que o caminho ideal seria buscar melhorias na política agrícola, como o seguro rural. “Essa questão está na dependência de um trabalho de campo e da própria Câmara Setorial, que criou um grupo de pessoas para trabalhar sobre o crédito e seguro rural.”

A projeção para a próxima safra é de redução na produção da oleaginosa. Além das expectativas de atraso na regularidade das chuvas para o Centro-Oeste, o produtor rural está enfrentando problemas de acesso ao crédito, o que vai trazer uma menor aplicação de tecnologias, na opinião de Marcos da Rosa.