Tornado em fazenda de Mato Grosso assusta moradores

O fenômeno é conhecido como redemoinho de poeira e acontece devido à chegada de uma frente fria em um ambiente com clima estável

Um tornado atingiu o município de Guarantã do Norte, em Mato Grosso, na última sexta-feira, dia 11. As imagens gravadas pelo metalúrgico Waldemar Souza Junior, que estava em uma propriedade rural no momento são impressionantes.

De acordo com ele o fenômeno foi localizado e não houve estrago nas lavouras próximas porque o milho já havia sido colhido. “Eu estava realizando a instalação de uma torre para internet em uma fazenda quando vi o tornado se formar. Ele durou cerca de 20 minutos e ficou no mesmo lugar por um bom tempo, depois se deslocou por 100 metros e se dissipou” afirmou.

Segundo a Somar Meteorologia o evento é chamado de “dust devil” e é mais conhecido como redemoinho de poeira. A meteorologista Desirée Brandt explica que o fenômeno aconteceu devido à chegada de um sistema frontal em um ambiente com clima estável. “O ar estava tranquilo, quente e seco e a chegada de uma frente fria na região trouxe instabilidades de uma vez só. Essa combinação fez com que o vento começasse a girar no solo, levantando a poeira na forma de um funil”.