Venda de máquinas agrícolas deve cair 50% na região do Matopiba

Estiagem quebrou a segunda safra de milho e deixou produtores descapitalizados; região é responsável por 10% das vendas totais do setor em âmbito nacional

Fonte: Antônio Costa/ ANPr

A estiagem que atingiu o Matopiba durante o plantio da segunda safra de milho prejudicou o desenvolvimento dos grãos e deixou os produtores descapitalizados. Segundo o presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Pedro Estevão, a dificuldade na renegociação de dívidas de linhas de crédito do BNDES, como o Moderfrota, deve reduzir em até 50% a venda de máquinas na próxima safra.

Estevão afirma que a região é responsável por 10% das vendas totais do setor em âmbito nacional, com isso, a queda de metade das negociações não causa impacto tão forte para o restante do país. Mesmo assim, ele enfatiza a importância da fronteira agrícola para a produção brasileira, que ainda deve sofrer com a diminuição dos investimentos na próxima safra.

O presidente acrescenta que é função dos bancos apresentar uma solução para os problemas enfrentados pelos produtores. Ele não acredita que as máquinas podem ser tomadas por falta de pagamento, mas a possibilidade de redução na compra de equipamentos já é fato concreto.