RS: boa remuneração deve aumentar área plantada de milho em 2016/17

Relatório da Emater aponta que o plantio de trigo está concluído e que as lavouras apresentam "bom desenvolvimento vegetativo" 

Fonte: VisualHunt/divulgação

Os produtores de milho do Rio Grande do Sul já estão preparando o terreno para o plantio da safra 2016/2017. Os preços remuneradores combinados com a demanda aquecida podem levar a uma ampliação da área, diz a Emater. 

“Por outro lado, há fatores restritivos, como o alto custo de implantação da lavoura (especialmente o preço da semente) e os possíveis riscos com relação ao clima, devido à previsão do fenômeno La Niña, que, quando se estabelece, a tendência é a ocorrência de chuvas abaixo das médias históricas, fato que pode provocar déficit hídrico, diminuindo a produtividade”, avalia o diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura.

Trigo

No relatório desta quinta, dia 28, a Emater informou, ainda, que o plantio de trigo está concluído e que as lavouras apresentam “bom desenvolvimento vegetativo”. 

As lavouras semeadas mais cedo começam a entrar com mais intensidade na fase reprodutiva, ou de floração. A entidade estima que 1% do total cultivado esteja nesta situação.