Câmbio alto deve manter preço do milho em 2016

Alta da moeda americana favoreceu milho brasileiro, tendência é parecida para o próximo ano

O Canal Rural Responde desta quarta, dia 18, atende ao pedido do telespectador José Luiz de Lima, de Marau, no Rio Grande do Sul. O produtor quer saber como deve ficar os preços do milho em 2016. 

 

O analista de mercado Glauco Monte explica que o valor do grão está muito relacionado à taxa de câmbio. No momento, o grão está com valor acima da média devido à valorização da moeda americana, o que propiciou as exportações.

De acordo com Monte, se a moeda seguir valorizada, a tendência é de preços estáveis para o milho em 2016. “Se o mercado se mantiver como está, nós vamos continuar exportando e seremos competitivos no mercado internacional”, diz.

O analista diz que a preocupação dos produtores no Brasil se deve ao atraso do plantio da soja, que pode prejudica a segunda safra do milho. “Em relação a preço, o produtor pode ficar mais tranquilo. Ainda é cedo para avaliar e não podemos afirmar que terá uma redução de área para o milho. A preocupação maior é com os rendimentos que podem ser perdidos devido a esse atraso, mas também não se pode dar certeza disso”, conclui.