Clima favorece plantio e milho se desenvolve bem no Rio Grande do Sul

De acordo com a Emater, há indicativo de ampliação da área cultivada com o grão nesta safra

Fonte: Divulgação/Canal Rural

As condições de umidade do solo na última semana beneficiaram o plantio de milho em campos do norte e nordeste do Rio Grande do Sul, segundo a Emater-RS. Da mesma forma, o clima favoreceu a germinação na área de cerca de 370 mil hectares que já está cultivada com milho na região de Santa Rosa. 

O boletim da Emater-RS reforçou que há indicativo de ampliação da área cultivada com milho nesta safra. Já a área destinada à silagem deverá permanecer a mesma, podendo haver leve retração pelo abandono da atividade de bovinos de leite em algumas propriedades. 

Trigo

A entidade também ressaltou que a cultura do trigo foi igualmente favorecida pelo clima e, desta forma, seguiu com seu desenvolvimento normal. “O período frio permitiu um maior perfilhamento, e a menor frequência de chuvas favoreceu uma baixa incidência de doenças, como as manchas foliares e a ferrugem. No momento, os triticultores seguem com os tratos culturais, com aplicação preventiva de fungicida nas lavouras semeadas mais no cedo”, diz o relatório.