CNA pede mais recursos para a comercialização de milho

A entidade solicitou também a inclusão do Paraná nos leilões da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

Fonte: Renata Silva/ Embrapa Rondônia

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) reivindicou a liberação de mais recursos para apoiar a comercialização de milho disponível em Mato Grosso do Sul, Goiás e a inclusão do Paraná nos próximos leilões da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A proposta foi feita nesta quarta-feira, 9, ao secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, por representantes da Comissão Nacional de Cereais da entidade.

De acordo com a CNA, com mais recursos, os três estados teriam maior volume comercializado nos leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e do Prêmio para Escoamento de Produto (PEP), já que nestas regiões o preço da saca Gdo grão está abaixo do preço mínimo.

“Queremos o aumento de volume para que os produtores possam participar efetivamente dos leilões alcançando o preço mínimo e cobrindo seus custos de produção”, explicou o presidente da comissão, Luiz Alberto Novaes.

De acordo com a CNA, Neri Geller se mostrou favorável ao pleito. Segundo ele, se houver demanda no leilão da Conab marcado para esta quinta-feira, 10, o volume de recursos para esses estados será reajustado para Mato Grosso do Sul e Goiás e o Paraná também seria incluído nos próximos leilões.