Colheita do milho no RS atinge 22% da área

Segundo a Emater, o avanço dos trabalhos de campo foi lento devido à alta umidade no estado

Fonte: Pedro Revillion/Palácio Piratini

A colheita do milho no Rio Grande do Sul atingiu 22% da área plantada no estado. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, dia 1º, pela Emater-RS. O avanço dos trabalhos de campo foi lento devido à alta umidade no estado. Apesar disso, a entidade afirma que a chuva não comprometeu a retirada do produto das lavouras.

Em relação ao desenvolvimento da safra, 10% das lavouras se encontram em desenvolvimento vegetativo, 10% em floração, 30% em enchimento de grãos, 28% em maturação.

Devido às frequentes chuvas dos últimos dias, a maturação das lavouras estão comprometidas, o que pode dificultar a implantação de outra cultura na sequência. A safra colhida apresentou produtividade dentro da expectativa e boa qualidade do produto.

Em alguns momentos, as chuvas fortes vieram acompanhadas de ventos que provocaram o acamamento de plantas nas áreas prontas para a colheita. A quantidade de plantas danificadas, entretanto, é pequena não comprometendo a produtividade; lavouras em maturação não apresentam danos.

Com a boa umidade acumulada no solo, principalmente em áreas mais ao norte, o milho semeado para silagem, na sequência do milho grão, apresentou emergência rápida e com boa densidade de plantas.