Colheita de milho no RS atinge 83% da área, diz Emater

As produtividades estão em níveis satisfatórios nas regiões mais ao norte do estado, apesar dos problemas enfrentados pelas regiões da campanha e sul

Fonte: Renata Silva/ Embrapa Rondônia

A colheita da soja atingiu 35% da área semeada no Rio Grande do Sul e a tendência é de que evolua rapidamente, pois outros 40% estão prontos para retirada, informou a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado (Emater-RS) nesta quinta-feira, dia 5.

Já a colheita de milho atingiu 83% da área. “À exceção de alguns poucos casos pontuais de áreas plantadas mais tarde e que enfrentaram deficiência hídrica durante a fase de floração, as produtividades mantêm-se em níveis satisfatórios nas regiões mais ao norte do estado, apesar dos problemas enfrentados pelas regiões da campanha e sul”, disse a empresa em relatório sobre as culturas.

Em relação ao arroz, 45% da área foi colhida, em linha com os últimos anos. “A região da fronteira oeste segue como a mais adiantada, com boa parte dos municípios ultrapassando os 70%”, informou.

Quanto ao plantio da safra de inverno, a Emater disse que em Novo Machado começou a semeadura da aveia branca em áreas onde foi colhida soja precoce. “O mercado de sementes está aquecido devido à formação das pastagens de inverno. A cultura deverá receber pequeno incremento na área cultivada, devido à possibilidade de redução da área de trigo”.