Colheita do milho atinge 75% no Rio Grande do Sul

Devido à colheita da soja, que começa a tomar maior impulso a partir de agora no estado, o ritmo dos trabalhos deverá se manter lento

Fonte: Pedro Revillion/Palácio Piratini

A colheita de milho no Rio Grande do Sul teve pequeno avanço durante a semana, alcançando 75% do total da área. Devido à colheita da soja, que começa a tomar maior impulso a partir de agora, o ritmo deverá se manter lento, prolongando sua finalização, uma vez que a atenção estará voltada para a colheita da oleaginosa.

De acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater-RS), as produtividades seguem mantendo as estimativas divulgadas recentemente, com leve tendência de uma diminuição maior nas produtividades da região Sul e Campanha. Todavia, as produtividades da metade Norte se mantêm elevadas, compensando uma possível queda maior em nível de estado.

O mercado segue reagindo à diminuição prevista do produto, em relação ao ano passado. Na semana o preço médio da saca de 60 quilos do cereal teve expressiva valorização, passando para R$ 31,92, ou seja, alta de 6,51% em relação à semana anterior.