Colheita de milho avança para 30% favorecida pelo clima no RS

Rendimentos continuam surpreendendo positivamente os produtores, chegando a 10 toneladas por hectare em algumas regiões

A colheita de milho segue em ritmo acelerado no Rio Grande do Sul e alcança 30% da área semeada nesta safra, avanço de 9 pontos porcentuais em relação à semana anterior. A Emater/RS informou que os rendimentos continuam surpreendendo positivamente os produtores, chegando a 10 toneladas por hectare em algumas regiões. A entidade avalia que o clima verificado desde o início da safra, com chuvas regulares e temperaturas elevadas, tem sido benéfico tanto para as lavouras em desenvolvimento como para as que estão em floração e formação de grãos. 

Soja

No caso da soja, a cultura está em fase final de desenvolvimento vegetativo e também é beneficiada pelas condições climáticas registradas ultimamente nas regiões produtoras. “Quanto à sanidade das plantas, apesar de confirmada a presença de focos de ferrugem asiática, a situação pode ser considerada sob controle, com os produtores realizando tratamentos preventivos, tanto com fungicidas químicos quanto fisiológicos”, diz a Emater em relatório. 

Arroz

A avaliação da empresa é de que a cultura do arroz evoluiu de forma bastante satisfatória nos últimos dias, também apoiada no clima quente. De acordo com a entidade, as lavouras apresentam padrão e potencial produtivo dentro do esperado, ao redor das sete toneladas por hectare, uma vez que a cultura enfrentou problemas no momento da sua implantação.

Embora exista um significativo atraso em relação aos anos anteriores, a atual safra de arroz já está sendo colhida em algumas áreas. São lavouras plantadas no início de setembro na Fronteira Oeste e no Vale do Caí e representam menos de 1% do total semeado.