Conab negocia 72% dos leilões de PEP e Pepro de milho

Para o Prêmio para escoamento de Produto (PEP) a entidade negociou 177 mil toneladas, para o Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) foram 287,6 mil toneladas

Fonte: Pedro Silvestre | Canal Rural

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) negociou 390,1 mil toneladas de milho ou 72,24% das 540 mil toneladas ofertadas nos leilões de Prêmio para escoamento de Produto (PEP) e Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) realizados nesta quarta-feira, dia 7.

A primeira, de PEP, comercializou subvenção para 102,5 mil toneladas, equivalentes a 57,9% das 177 mil toneladas oferecidas. Foi arrematado prêmio para 72 mil toneladas de Mato Grosso, 20,5 mil toneladas de Mato Grosso do Sul e 10 mil toneladas de Goiás e Distrito Federal. 

Já no leilão de Pepro, foram negociados 79,23% do apoio ofertado para 363 mil toneladas dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, o que corresponde a 287,6 mil toneladas. Todas as aquisições foram para o estado de Mato Grosso. 

Estes leilões foram autorizados pelo Conselho Interministerial de Estoques Públicos (Ciep) em abril, com o objetivo de garantir preço ao produtor de milho e incentivar o escoamento do excedente de produção para os grandes centros consumidores. O valor máximo do prêmio de cada operação é calculado pelo Ministério da Agricultura, seguindo a fórmula do valor do preço mínimo menos o valor médio de mercado no estado ou região de produção.

Para participar dos leilões, é necessário estar adimplente junto ao Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin) e possuir cadastro em situação regular no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) e no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican).