Conab vai leiloar dia 1º de fevereiro 150 mil toneladas de milho do estoque público

Oferta atende à reivindicação de criadores e agroindústrias, em razão da alta do preço do produto 

Fonte: Claudecir Cenedese

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou em seu site, nesta sexta-feira, dia 22, que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai realizar no dia 1º de fevereiro o primeiro leilão deste ano de venda de milho dos estoques públicos. Serão ofertadas 150 mil toneladas do produto. O preço de abertura só será divulgado dois dias antes.

De acordo com a nota, o produto é destinado a criadores de aves, suínos e bovinos, além de cooperativas e indústrias de insumo para ração animal e indústrias de alimentação humana à base de milho. Os lotes de milho sairão de armazéns da Conab de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e do Rio Grande do Sul.

A Conab informa que a ação faz parte da Política de Garantia dos Preços Mínimos (PGPM), que prevê a compra do produto quando o preço de mercado está inferior ao preço mínimo, para garantir renda ao produtor, e, posteriormente, a venda desses estoques, quando o mercado apresenta condições de receber o produto sem prejuízo para os agricultores.

Na manhã desta sexta, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, adiantou no Twitter que o governo pretende fazer leilões para a venda total de 500 mil toneladas“O preço do milho subiu muito em função do câmbio. Mas com o leilão vai melhorar. Retornaremos ao equilíbrio”, publicou ela em sua conta na rede social.

Segundo a assessoria do Mapa, este não deverá ser o único leilão de milho. Portanto, outras ofertas devem ser realizadas posteriormente para completar o volume anunciado pela ministra.