Consultoria derruba estimativa para milho segunda safra

Segundo a AgRural, produção do Centro-Sul do país vai perder 3,9 milhões de toneladas

Fonte: Pixabay

Apesar das chuvas registradas na segunda quinzena de maio em importantes áreas produtoras, a AgRural fez mais um corte nos números de produção de milho na safrinha 2018. Estimada em 57,2 milhões de toneladas no início do mês, após redução de 2,7 milhões de toneladas em relação a abril, a produção do Centro-Sul do Brasil é projetada agora em 53,3 milhões de toneladas, com queda de 3,9 milhões de toneladas na comparação com a estimativa anterior.

Em relação aos 63,5 milhões de toneladas do ano passado, a redução é de 16%. A produtividade da região é estimada em 85,9 sacas por hectare, ante 92,2 sacas na estimativa anterior e 96,9 sacas em 2017.

Com área praticamente estável na comparação com os números do início de maio (e queda anual de 5,2%, para 10,3 milhões de hectares), o corte na produção do Centro-Sul aconteceu via ajustes de produtividade.

As maiores reduções no rendimento esperado das lavouras foram feitas no Paraná (-14,9% em relação ao início de maio), Mato Grosso do Sul (-14,6%) e São Paulo (-14,3%). Também houve cortes em Minas Gerais (-10,6%) e Goiás (-6,7%). As chuvas registradas na segunda quinzena de maio colocaram freio às perdas em algumas áreas, mas não reverteram o prejuízo das lavouras que polinizaram com pouca umidade.

Em Mato Grosso, a produtividade foi mantida nas mesmas 98,9 sacas por hectare do início do mês. Embora tenham sido feitos cortes nas produtividades esperadas no sul e no leste do estado, as médias projetadas para o norte e o oeste, que plantaram antes e já estão colhendo áreas pontuais, aumentaram. O estado é o que tem o melhor cenário de produção do Centro-Sul nesta safrinha 2018.

Produção do Brasil

Combinando os 53,3 milhões de toneladas calculados pela AgRural para o Centro-Sul ao número da Conab para o Norte/Nordeste, a produção da safrinha 2018 do Brasil é estimada agora em 57 milhões de toneladas, com queda de 15,4% na comparação com os 67,4 milhões de toneladas da safrinha 2017. A AgRural fará uma nova revisão da estimativa para o Centro-Sul na virada de junho para julho.