INTL FCStone reduz previsão de milho segunda safra para 49,8 mi de toneladas

A principal razão foi a redução da produtividade provocada por condições de clima atípicas para o mês de abril, de acordo com a consultoria

Fonte: Canal Rural

A consultoria INTL FCStone revisou a sua estimativa de produção de milho em segunda safra nesta quarta-feira, dia 4,  para 49,83 milhões de toneladas. Em abril, a projeção era de 56,55 milhões de toneladas. Segundo a consultoria, o clima seco deve afetar o potencial produtivo do cereal de inverno em todo o país.

O principal ajuste feito pela FCStone foi na perspectiva de produtividade média, que caiu de 5,59 toneladas por hectare para 4,92 toneladas por hectare. No ciclo anterior, o rendimento no país foi de 5,72 toneladas por hectare. Em nota, a consultoria informou que a safra de inverno sentiu os efeitos de condições climáticas atípicas em abril, mas ponderou que isso não inibe a possibilidade de melhora das lavouras em caso de aumento da umidade. 

“No momento as atenções estão voltadas para o clima em maio, pois um volume de precipitações adequado tenderia a favorecer alguma capacidade de recuperação de parte das plantas”, disse a analista de mercado da FCStone, Ana Luiza Lodi. A projeção de área plantada foi mantida em 10,124 milhões de hectares. 

As estimativas para a primeira safra de milho ficaram inalteradas em relação a abril, com uma produção de 28,03 milhões de toneladas. Com isso, o volume total de milho a ser produzido no Brasil em 2015/2016 deve ficar em 77,9 milhões de toneladas, segundo a consultoria, uma queda de 8% em relação ao número de abril, quando a produção esperada estava em 84,6 milhões de toneladas.