Milharal gigante assusta produtor no Rio Grande do Sul

Especialista explica fatores que podem influenciar no crescimento anormal das plantas

Fonte: Divulgação

Um milharal de mais de 2 metros de altura surpreendeu os produtores rurais da região de Nova Ramada (RS). O agricultor e dono da propriedade, Elton Boehm, afirmou que esta foi a primeira vez que semeou essa variedade do grão e que não sabe se esse é o tamanho normal da cultivar, chamada Feroz. Para ele, o desenvolvimento bastante acima do esperado se daria pelo clima favorável. “Choveu bem entre a floração e o enchimento de espiga”, explica. Os seis hectares foram plantados no dia 13 de novembro de 2017, quase um mês depois dos vizinhos.

De acordo com informações da fabricante da variedade usada, as plantas atingem 2,58 metros de altura. “Ficamos até assustados com o desenvolvimento das plantas. Cresceram bastante, né”, diz o produtor.  

O consultor do Projeto Soja Brasil, Áureo Lantmann, afirma que dependendo da variedade, atingir esse tamanho é comum. Porém, há outros fatores que podem influenciar, ainda que não na mesma proporção, o crescimento. “É necessário saber se o produtor jogou muito nitrogênio. Se ele fez uma adubação nitrogenada pesada, elas poderiam crescer um pouco mais”, diz.

Outro fator que pode influenciar é a competição por luz, causada por um número de plantas por metro superior ao recomendável. O especialista diz que um cuidado importantíssimo é se atentar ao espaçamento entre plantas. “Normalmente, nessas variedades de verão, é algo em torno de 80 a 100 centímetros”, explica Lantmann. Ele chama a atenção para o fato de que há agricultores plantando com apenas 50 centímetros, “o que não é recomendável para algumas variedades”, destaca.