Milho: 30% da área do Rio Grande do Sul foi colhida

O clima está favorecendo o desenvolvimento das lavouras de soja e arroz

Fonte: Sílvio Ávila/Mapa

Os dias mais secos favorecerem os trabalhos e 30% da área semeada com milho no Rio Grande do Sul já está colhida, porcentual que se aproxima da média dos últimos anos, diz a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Segundo a empresa, os rendimentos foram positivos no norte do estado. Já do centro para o sul do estado, as chuvas na segunda quinzena de janeiro foram insuficientes para reverter os efeitos da seca, o que diminuiu o potencial produtivo.  

Soja  

O panorama da soja não apresentou diferenças significativas em relação à semana passada, com áreas do norte do estado apresentando bom potencial produtivo, entrando com mais rapidez na maturação. Em contrapartida, áreas do sul seguem enfrentando problemas em relação à deficiência hídrica que se acentua a cada dia, com as lavouras atingindo o ponto de inviabilizar o retorno a uma condição normal, mesmo que chova a partir de agora.

Deve-se salientar que nos últimos anos a parte sul teve um incremento muito forte no plantio da oleaginosa. A possível “quebra” na produção esperada poderá ter reflexo negativo, em escala significativa, na produção total do RS. Vale lembrar que, juntas, as regiões administrativas da Emater/RS de Pelotas e Bagé plantam cerca de um milhão de hectares, 18% do total estimado de 5,5 milhões cultivados nesta safra.

Arroz

O clima também é favorável ao desenvolvimento das lavouras do arroz – 6% da área está em maturação. A colheita deve começar em alguns dias.