Milho: Céleres mantém previsão de safra de verão, mas eleva a da 'safrinha'

Consultoria passou a prever 63,9 milhões de toneladas na segunda safra, e 27,7 milhões na de verão

Fonte: Renata Silva/ Embrapa Rondônia

A consultoria Céleres manteve a sua previsão de produção de milho na primeira safra, mas aumentou a projeção de colheita do cereal em segunda safra no ciclo 2017/2018. Conforme a consultoria, a safra de verão de milho deve totalizar 27,7 milhões de toneladas no atual ciclo, 18% menor que na safra anterior.

A Céleres informou ainda que, devido à menor safra no verão em 2017/2018, às exportações elevadas no começo do ano e ao risco sobre o plantio da segunda safra, os preços atuais de milho registraram forte aumento no primeiro trimestre do ano. A consultoria estimou que 46% da safra de verão estava colhida até 9 de março, em linha com o registrado em igual período do ano passado. 

Para a segunda safra de milho, a Céleres passou a prever 63,9 milhões de toneladas, acima dos 63,6 milhões de toneladas projetados no mês passado. O número representa queda de 4,5% ante a temporada anterior. A previsão de área plantada no Brasil foi elevada pela consultoria a 11,4 milhões de hectares, ante 11,3 milhões de hectares estimados há um mês. 

“Apesar do começo atrasado dos trabalhos de campo, os produtores do país conseguiram avançar na semeadura da segunda safra nos últimos 15 dias. Até o dia 9 de março, o plantio tinha alcançado 77%, próximo do observado na média das últimas cinco safras (80%)”, disse a consultoria.

A produtividade da safrinha está estimada em 5,61 toneladas por hectare, queda de 3,4% em relação ao ciclo passado. “Os preços ainda baixos apontados para o futuro e apreensão na janela de plantio deverão desestimular o investimentos nas lavouras de inverno nessa temporada, sobretudo na tecnologia da semente”, disse a Céleres.

A consultoria destacou, contudo, que a persistência do cenário de neutralidade a La Niña indica “certa tranquilidade nos regimes de chuvas no Centro-Norte do país”.

A produção total de milho no Brasil em 2017/2018 foi estimada pela Céleres em 91,6 milhões de toneladas, ante 91,2 milhões de toneladas previstos no levantamento anterior.