Milho: Conab fará novos leilões de PEP e Pepro no dia 17

Em PEP, oferta será de 240 mil toneladas e, em Pepro, 578 mil toneladas

Fonte: Pixabay/divulgação

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) confirmou novos leilões de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) e de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) para milho no dia 17 de agosto, próxima quinta-feira. Em PEP, a Conab ampliou a oferta para 240 mil toneladas, ante 60 mil toneladas ofertadas na quinta, dia 10. Mato Grosso voltou a ser incluído nessa modalidade de leilão, com prêmios para 120 mil toneladas; em Mato Grosso do Sul, o subsídio contemplará 60 mil toneladas (ante 30 mil toneladas no dia 10) e em Goiás, outras 60 mil toneladas (contra 30 mil toneladas no dia 10). 

Em Pepro, a Conab reduziu a oferta de subsídio, para 578 mil toneladas, ante 692 mil toneladas no pregão do dia 10. Do total, 488 mil toneladas serão de Mato Grosso (no leilão do dia 10, a oferta foi para 632 mil toneladas). Para Mato Grosso do Sul, entretanto, a oferta aumentou para 60 mil toneladas, contra 30 mil toneladas no dia 10; para Goiás, foi mantida em 30 mil toneladas. 

Conforme o edital do Pepro, a venda do milho subsidiado deve ocorrer até 20 de setembro, pela diferença entre o preço mínimo e o valor do prêmio equalizador de fechamento do leilão. A comprovação do escoamento do produto deverá ser feita até 19 de março de 2018.

O produto negociado em leilão deverá ser escoado para qualquer localidade, não podendo ter como o final os estados que compõem a região Sul, Sudeste (exceto Espírito Santo e norte de Minas Gerais), Centro-Oeste e os estados da Bahia, Maranhão, Piauí, Pará, Rondônia e Tocantins.