Milho: Conab faz novo leilão de frete para o Norte e Nordeste

A medida atende pequenos criadores que usam o grão na ração animal

Fonte: Divulgação

Na próxima quarta-feira, dia 6, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza mais um leilão para contratar a remoção de 66,9 mil toneladas de milho dos estoques públicos do governo para abastecer o Programa de Vendas em Balcão (ProVB), que atende a pequenos criadores que usam o grão na ração animal.

Nesta operação, dez estados das regiões Norte e Nordeste receberão milho. A maior parte sairá de armazéns em Mato Grosso (53 mil toneladas). O restante, cerca de 14 mil toneladas, será removido do Piauí.

A quantidade distribuída entre os estados que receberão o milho será de 13,3 mil toneladas para o Rio Grande do Norte, 21,9 mil toneladas para o Ceará, 8,9 mil toneladas para a Paraíba, 3 mil toneladas para o Espírito Santo, 2,9 mil toneladas para Alagoas, 4,7 mil toneladas para Pernambuco, 1,7 mil toneladas para o Amazonas, 1,7 mil toneladas para Goiás, 1,4 mil toneladas para o Maranhão e 600 toneladas para Acre.

O principal objetivo da medida é viabilizar o acesso de criadores rurais de pequeno porte de animais aos estoques de produtos agrícolas sob gestão da Conab, por meio da venda direta, a preços compatíveis com os praticados nos mercados atacadistas locais. O programa também contribui para a renovação constante dos estoques, reduzindo a depreciação comercial dos produtos e os desvios.