Milho: Conab faz novo leilão de PEP e Pepro no dia 27

Serão ofertados 1 milhão de toneladas de milho para o Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) e 330 mil toneladas de milho para o Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) 

Fonte: Canal Rural

Novos leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e Prêmio para o Escoamento (PEP) já estão marcados para o dia 27 de junho em Mato Grosso. Na ocasião será ofertado, aos municípios onde o preço do milho está abaixo do mínimo, 1 milhão de toneladas para Pepro e 330 mil toneladas para o PEP.

Todas as operações foram autorizadas pelo Conselho Interministerial de Estoques Públicos (Ciep) no começo de abril, por meio de portarias interministeriais, e têm a finalidade de garantir preço ao produtor de milho em Mato Grosso e incentivar o escoamento do excedente de produção para os grandes centros consumidores. Os destinatários deverão ser criadores de aves, bovinos, ovinos, caprinos, coperativas, além das indústrias de ração, alimentação humana e comerciantes. O produto deverá ser escoado para qualquer localidade, somente não podendo ter como destino final os estados que compõem a região Sul, Sudeste (exceto o ES e o norte de MG), Centro-Oeste e os estados da Bahia, Maranhão, Piauí, Pará, Rondônia e Tocantins.

Duas operações realizadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em apoio aos produtores de milho em Mato Grosso foram concluídas nesta quinta-feira, 22. No leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural, foi negociada subvenção para venda e escoamento de 948,32 mil toneladas do grão, 94,83% do total ofertado. Já o Prêmio para o Escoamento comercializou apoio para 200,48 mil toneladas de milho, 60,75% do total oferecido.