Milho: mercado interno registra problemas de liquidez

Compradores e vendedores não estão conseguindo entrar em acordo devido a perspectivas diferentes quanto aos preços futuros

Fonte: Renata Silva/ Embrapa Rondônia

A liquidez voltou a diminuir no mercado brasileiro de milho. De acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), perspectivas diferentes quanto aos preços para as próximas semanas e meses ampliaram a diferença entre os valores nas regiões acompanhadas, dificultando os acordos entre compradores e vendedores.

O foco dos produtores continua nas exportações e no cultivo da nova safra de verão de soja e de milho. Quanto aos preços, segundo o Cepea, a oferta do cereal continua restrita, mas a retração de compradores domésticos vinha pressionando as cotações na região de Campinas (SP).

Na sexta, dia 6, especificamente, compradores tiveram de aumentar o valor de suas ofertas devido à necessidade imediata de adquirir lotes, o que impulsionou o indicador Esalq/BM&FBovespa em 1,16% na região paulista frente à sexta anterior, 29, fechando a R$ 30,39 por saca de 60 quilos no dia 6.