Milho tem desvalorização de 8% em MT

Início da colheita prejudica cotações no estado, diz Imea

Fonte: Divulgação/Pixabay

O milho registrou desvalorização de 8,01% na última semana, na comparação com o período imediatamente anterior, pressionado pelo início da colheita no estado, que já atingiu 420,67 mil hectares. O levantamento é do Instituto Mato-Grossense de Economia Aplicada (Imea).

Na comparação com o mesmo período do ano passado, a desvalorização é de 18,52%.

Segundo o Imea, a queda só não foi mais forte por conta por conta das cotações do milho na Bolsa de Valores de Chicago, que estão sendo sustentadas por fatores climáticos que atingem as lavouras norte-americanas. O contrato para julho registra valorização de 4,67% na comparação entre as médias semanais.

– Com isso, o agricultor mato-grossense se vê diante de um mercado muito volátil, com preços internos em queda e as cotações externas em alta, aumentando as preocupações – diz o boletim da instituição.

Produtividade

A colheita da safra 2014/2015 até o momento já ultrapassou o resultado do período anterior em 100 mil hectares.

Além disso, a produtividade semanal da atual temporada está bastante elevada. No início de junho, com uma produtividade ponderada de 100,5 sacas por hectare na média do estado, a diferença em relação à safra passada era de 13,5 sacas por hectare. No fim de junho, essa diferença, que já era alta, elevou-se ainda mais, para quase 17 sacas por hectare.

Segundo o Imea, a situação pode apoiar o lucro do produtor, vista a queda na cotação média do milho em Mato Grosso.