Monsanto lança primeira semente de milho para refúgio

Cinco híbridos estarão disponíveis no mercado já na próxima safra de verão, mas empresa não divulgou valores, nem volume de produção

Fonte: Rodolfo Richter/Redentora (RS)

A partir da safra 2016/2017, o híbrido de milho RefúgioMax poderá ser usado como alternativa para o cultivo em áreas de refúgio nas propriedades. A Monsanto lançou a marca nesta quarta, dia 3, em uma coletiva de imprensa durante a ShowRural Coopavel, em Cascavel, no Paraná. Cinco híbridos estarão disponíveis no mercado já na próxima safra de verão

As sementes RefúgioMax serão comercializadas pelas três marcas de milho da empresa: Dekalb, Sementes Agroceres e Agroeste. 

O lançamento é uma estratégia para estimular o produtor de milho a semear a áreas de refúgio, de acordo com o gerente de Biotecnologia de Milho da Monsanto, Guilherme Lobato. Ele explica que o refúgio deve ser de 10% da área cultivada de milho BT e com distância máxima de 800 metros. Lobato afirma que a prática de cultivo de milho convencional em lavouras BT é indispensável para a manutenção da tecnologia que oferece resistência às lagartas. 

Não foi divulgado o valor do investimento e nem o volume que a multinacional pretende produzir da marca RefúgioMax. O representante da empresa enfatizou que as sementes para o refúgio vão ter ciclos semelhantes aos dos híbridos BT. 

A Monsanto vai continuar comercializando outras marcas de milho convencional no país. Por enquanto, a empresa adiou o projeto de lançar no Brasil as sementes de refúgio que já vêm misturadas aos híbridos BT, como acontece nos Estados Unidos.