Paraná terá a menor área de milho verão da história

O Departamento de Economia Rural estima que a área plantada deverá recuar 33% em relação à safra anterior e a produção em 37%

Fonte: Pixabay

O plantio de milho verão no Paraná deverá ter uma forte retração na safra 2017/2018, devendo ser plantada a menor safra da história nesse período do ano. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, dia 5, pelo Departamento de Economia Rural (Deral). A soja deverá ocupar o espaço do cereal.

Segundo o técnico da entidade Edmar Gervásio, a área plantada deve recuar 33% em relação à safra anterior, caindo de 513,6 mil hectares para 344,5 mil hectares. Com isso, a produção será reduzida em 37% – passando de 4,9 milhões para 3 milhões de toneladas – uma redução de mais de 1,9 milhão de toneladas.  

Segundo o Deral, os produtores desanimaram em plantar o milho durante o verão porque os preços do grão despencaram no mercado, em função do excesso de oferta no Brasil inteiro. Os preços caíram de R$ 35 a saca, em agosto do ano passado para R$ 18 a saca, uma queda de 49%.

“Está plantando milho agora quem produz com tecnologia e obtém uma boa rentabilidade para compensar as quedas nas cotações” avaliou. Não haverá impacto para as principais cadeias produtivas consumidoras de milho (aves, suínos e leite) porque o mercado está abastecido.

Além disso, essa queda de 30% na produção da primeira safra representa 10% de redução, quando computados os volumes das duas safras plantadas no Paraná, disse.