Plantio de milho atinge 30% da área projetada no Rio Grande do Sul

Segundo a Emater, a região de Santa Rosa é a mais avançada, com 60% da área plantada, seguida de Ijuí, com 56%

Fonte: Roberta Silveira/Canal Rural

A umidade do solo em nível adequado contribuiu para o avanço do plantio de milho no Rio Grande do Sul na última semana. De acordo com relatório divulgado pela Emater-RS, 30% da área projetada para esta safra já foi semeada, e a operação ocorre com “boa qualidade”.

A região de Santa Rosa é a mais avançada, com 60% da área plantada, seguida de Ijuí, com 56%. “O desenvolvimento inicial é muito bom, destacando-se a uniformidade das plantas, bom stand e folhas vigorosas”, diz a Emater-RS.

Trigo

A entidade destacou que o clima – mais ameno e com a umidade adequada – também beneficiou as plantações de trigo, que apresentam bom desenvolvimento, principalmente neste momento em que as lavouras entram com mais intensidade na fase de floração. 

“A cultura está iniciando o enchimento de grãos e, se o clima contribuir, poderá ser obtido produto de boa qualidade, em contraponto com a última safra”, afirma o relatório. A principal preocupação dos agricultores é com a previsão de possíveis baixas temperaturas durante os próximos dias.